A América Latina recupera seu posto como o mercado de ecommerce que mais cresce no mundo

O México ultrapassará os Estados Unidos em penetração de ecommerce no próximo ano, juntando-se ao grupo dos mercados de varejo digital mais maduros do mundo.

20 de outubro de 2025 (Nova York, NY) — O mercado de varejo digital da América Latina continuará a crescer em ritmo de dois dígitos este ano, demonstrando sua resiliência no cenário global apesar das crescentes tensões geopolíticas e comerciais, segundo o relatório Latin America Ecommerce Forecast 2025 da EMARKETER.

As vendas regionais avançarão 12,2% este ano, chegando a US$ 191,25 bilhões — 1,5 vez mais rápido que a média global — à medida que a inflação diminui, os salários crescem e os níveis de desemprego se mantêm relativamente estáveis, impulsionando os gastos dos consumidores. Com isso, a América Latina será o mercado de ecommerce de varejo que mais cresce no mundo — título que deteve pela última vez em 2021 e manterá até 2027, antes de ceder esse posto ao Oriente Médio e à África no ano seguinte.

“Apesar de ter iniciado 2025 enfrentando uma série de eventos macroeconômicos contrários, o mercado de ecommerce da América Latina mostrou-se mais resiliente do que o esperado”, disse Matteo Ceurvels, principal analista para a América Latina e Espanha na EMARKETER. “Mesmo diante da crescente fragilidade política e da volatilidade econômica, os consumidores da região estão gastando mais online, refletindo tanto a melhora nas condições macroeconômicas quanto o avanço da sofisticação e maturidade do varejo digital.”

O México é um exemplo emblemático dessa transformação digital. O ecommerce representará 17,7% das vendas totais de varejo no país no próximo ano, ultrapassando os EUA (17,0%) pela primeira vez, segundo estimativas da EMARKETER. Até 2029, o México será um dos apenas seis países no mundo a superar o patamar de 20% de penetração de ecommerce entre os 67 mercados que projetamos — consolidando-se como um dos ambientes de varejo digital mais maduros globalmente.

“Antes um mercado sub- penetrado, o México rapidamente se tornou líder em varejo digital — não só na América Latina, mas no mundo”, afirmou Ceurvels.

A penetração de ecommerce em dois dígitos também se tornará padrão em grande parte da América Latina. Em 2025, o ecommerce representará mais de 10% das vendas totais de varejo na Argentina, Brasil, México e Uruguai. Após um período de reequilíbrio pós-pandemia, o Chile voltará a ultrapassar esse patamar no próximo ano, chegando a 11,9% até 2029 — levemente acima de seu pico de 2021, de 11,8%. A Colômbia seguirá essa trajetória até 2029, elevando para seis o número de mercados latino-americanos com penetração de ecommerce acima de 10%.

“Embora os maiores mercados da região impulsionem a média geral para cima, as economias menores ficarão para trás na adoção do ecommerce”, observou Ceurvels. “No entanto, a próxima onda de oportunidades virá justamente desses mercados ainda sub- penetrados — especialmente na América Central — onde a adoção digital começa agora a ganhar tração.”

Para mais informações sobre nossos dados regionais e globais de varejo digital, entre em contato.

Pyr Marcondes                                             
Embaixador da EMARKETER no Brasil
pyr@emarketer.com

Thalia Ferretti
Managing Director - Latam 
tferretti@emarketer.com